Saber fazer um creme de confeiteiro é uma das técnicas básicas que qualquer pessoa envolvida com cozinha (seja confeitaria ou qualquer outra área) deve dominar. Não só porque o creme de confeiteiro tem tantas aplicações – ele serve como base para mousses e soufflés e é recheio de uma série de doces – mas porque é uma das bases da cozinha doce que permite muitas variações, como a de caramelo que irá servir como recheio para o bolo de chocolate e pipoca caramelada que você confere aqui!
1 xícara (chá) / 200g açúcar refinado
1 xícara (chá) / 240mL creme de leite fresco
1 xícara (chá) / 240mL leite integral
1 fava de baunilha
5 unidades / 100g gemas
¼ xícara (chá) / 40g amido de milho
¼ xícara (chá) / 50g manteiga sem sal
Modo de preparo
11. Em uma panela caramelize o açúcar refinado pelo método seco*.
22. Quando o caramelo atingir uma cor âmbar, junte o leite, creme de leite, baunilha (cortada ao meio, raspe as sementes e use sementes e casca no leite) e manteiga. Aguarde ferver.
33. Enquanto isso em uma tigela separe as gemas, junte o amido de milho e bata vagarosamente com um batedor de arame, apenas até misturar.
44. Junte uma concha da mistura aquecida às gemas e então acrescente ao líquido restante na panela e continue mexendo, em fogo baixo, até que o creme engrosse.
55. Quando engrossar, desligue, coloque o creme em uma tigela e leve ao **banho maria invertido até esfriar. Reserve para montagem.
Serve: Serve: --
Rendimento: 700g
Tempo de preparo: rápido
Validade: 3 dias em geladeira
Fonte: essenciaestudio