segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Creme confeiteiro de caramelo



Saber fazer um creme de confeiteiro é uma das técnicas básicas que qualquer pessoa envolvida com cozinha (seja confeitaria ou qualquer outra área) deve dominar. Não só porque o creme de confeiteiro tem tantas aplicações – ele serve como base para mousses e soufflés e é recheio de uma série de doces – mas porque é uma das bases da cozinha doce que permite muitas variações, como a de caramelo que irá servir como recheio para o bolo de chocolate e pipoca caramelada que você confere aqui!








Ingredientes

1 xícara (chá) / 200g açúcar refinado

1 xícara (chá) / 240mL creme de leite fresco

1 xícara (chá) / 240mL leite integral

1 fava de baunilha

5 unidades / 100g gemas

¼ xícara (chá) / 40g amido de milho

¼ xícara (chá) / 50g manteiga sem sal


Modo de preparo

11. Em uma panela caramelize o açúcar refinado pelo método seco*.

22. Quando o caramelo atingir uma cor âmbar, junte o leite, creme de leite, baunilha (cortada ao meio, raspe as sementes e use sementes e casca no leite) e manteiga. Aguarde ferver.

33. Enquanto isso em uma tigela separe as gemas, junte o amido de milho e bata vagarosamente com um batedor de arame, apenas até misturar.

44. Junte uma concha da mistura aquecida às gemas e então acrescente ao líquido restante na panela e continue mexendo, em fogo baixo, até que o creme engrosse.

55. Quando engrossar, desligue, coloque o creme em uma tigela e leve ao **banho maria invertido até esfriar. Reserve para montagem.

Serve: Serve: --
Rendimento: 700g
Tempo de preparo: rápido
Validade: 3 dias em geladeira

Fonte: essenciaestudio