Cupcakes de Nhá Benta



Ingredientes:

85gr de chocolate meio amargo, picado
1 xícara de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara (110g) de manteiga sem sal, amolecida
1 e 1/4 xícara de açúcar
2 ovos grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de sour cream *
1/2 xícara de água

*Você pode substituir o sour cream por iogurte natural integral ou fazer a receita caseira. Para a receita caseira mistura-se 1 colher (sopa) de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco, e deixa-se a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.

Marshmallow:

1 e 3/4 xícara de açucar
3 claras de ovos grandes
1/4 xícara de água
1/4 colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá essência de amêndoas

Cobertura de Chocolate:

2 xícaras (340g) de chocolate meio amargo, picado
3 colheres de sopa de óleo

Preparo:
Prá aqueça o forno a 180°C.

Cupcake:
Derreta o chocolate. Peneire os ingredientes secos numa tigela. Bata a manteiga e o açucar em velocidade média até ficar um creme claro e fofo. Em velocidade baixa, adicione o chocolate derretido. Aumente a velocidade e adicione os ovos um a um, a baunilha e bata por aproximadamente 1 minuto. Misture o sour cream. Em velocidade baixo, acrescente metade dos ingredientes secos mais a água e depois coloque o restante dos secos e bate até misturar. Coloque a massa nas forminha, sem encher, deixando aproximadamente um dedo até a borda e asse por aproximadamente 20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Depois de pronto transfira os cupcakes para uma grelha e deixe esfriar.

Marshmallow:
Numa tigela grande, misture a água, o açucar, as claras e o cremor tártaro. Com uma batedeira manual, bata em velocidade alta até ficar espumante, cerca de 1 minuto. Coloque a tigela em banho maria e bata em velocidade alta até que forme picos firmes, cerca de 12 minutos. Se você tiver um termômetro o marshmallow deve estar à 70 graus. Retire do banho maria e misture as essências e bata por mais 2 minutos até que o marshmallow engrosse.

Cobertura:
Misture o chocolate e o óleo e derreta. Transfira para uma tigela pequena mas funda e deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos.

Montagem:
Coloque o marshmallow num saco de confeitar com bico liso. Com os cupcakes já frios, faça uma espiral em cima deles e coloque-os na geladeira enquanto prepara a cobertura de chocolate. Retire os cupcakes da geladeira e mergulhe-os no chocolate, retire e deixe escorrer o excesso de chocolate. Se faltou algum lugar sem chocolate, complete com a ajuda de uma colher. Deixe os cupcakes em temperatura ambiente por 15 minutos. Leve para a geladeira por mais 30 minutos. Cubra e deixe resfriar por 2 horas e sirva gelado. Os cupcakes podem ficar na geladeira por até 3 dias.

Fonte: Pâmela Brandão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...