terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pão de hambúrguer caseiro (pão doce)


INGREDIENTES
500g de farinha de trigo
250ml de água filtrada
5g de sal (ou uma colher de sopa rasa)
90g de açúcar refinado
50g de margarina
20g de leite em pó
35g de fermento biológico fresco (ou 15g do fermento seco para pão)
5g de reforçador de farinha
1 ovo inteiro + 1 gema para pincelar

MODO DE FAZER
Passo 1: fazer uma “esponja” com: 100g de farinha, 100ml de água, o fermento e 50g de açúcar. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. O mistura vai fazer várias bolhas, o que indica que o fermento está funcionando.
Passo 2: misture o restante dos ingredientes secos em uma vasilha e o restante dos líquidos em outra. A margarina não pode ser derretida, deve estar em ponto de pomada.
Passo 3: misture a “esponja” nos ingredientes secos e vá acrescentando os líquidos e a margarina misturando com uma colher.
Passo 4: quando ficar difícil de misturar com a colher, despeje a massa em uma bancada e sove. Uma coisa importante é a hora de sovar, você deve esticar a massa até que ela “rasgue”. 
Passo 5: Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa. É uma massa mais mole, vai grudar um pouco nas mãos e na bancada, mas resista a tentaçao de acrescentar mais farinha. Quando grudar na bancada, raspe com uma espátula. Se achar que está muito difícil de sovar, acrescente uma colher (sobremesa) rasa de farinha por vez e continue sovando. Sovei bem por uns 15 minutos…
Passo 6: Coloque a massa em uma vasilha grande, tampe com um filme e deixe descansar por 30 minutos.
Passo 7: Corte a massa em pedaços de 55g. É importante a balança nesse momento para que os pedaços fiquem iguais. A minha massa deu 16 pedaços.
Passo 8: boleie a massa. É só colocar o pedaço da massa nos dedos e girar como se tivesse fazendo uma bolinha mesmo.
A bola vai estar pronta quando a parte de cima estiver lisa e a debaixo tiver um redomoinho.
Passo 9: Coloque as bolinhas em um tabuleiro untando e enfarinhado, tampe com filme e deixe descansar por uma hora ou mais, deixando dobrar de volume.
Passo 10: Depois de crescido, pincele a gema batida com algumas gotas de leite.
Asse em forno pré-aquecido em 200C por 30 minutos ou até corar.
Obs: Essa receita vale para pão de cachorro quente também –  ao invés de bolear, modele a massa em forma de comprimento.
Fonte: Manoela Vianna - Escrevendo abobrinhas
http://receitasnarede.com/receita/pao-de-hamburguer-caseiro-pao-doce-em-10-passos/ver