domingo, 29 de setembro de 2013

Zattar - Mistura de especiarias de origem turca

Mistura à base de orégano, gergelim, tomilho e sumagre.



As ervas que compõem o zaatar, que tanto sabor conferem aos pratos das cozinhas turca e marroquina, gostam de solo bem drenado e adubados, além de local bem ensolarado.
O zaatar, ou zahtar, não é apenas uma especiaria, mas uma mistura de temperos. Zaatar é o termo árabe para tomilho, que é o ingrediente primário da mistura. A combinação de sabor pungente também inclui sumagre moído e sementes de gergelim torrado.
Bastante popular no Oriente Médio, o zaatar pode ser encontrado em muitos supermercados e lojas especializadas.
Há evidências de que uma planta que era conhecida e usada no Antigo Egito, embora seu antigo nome ainda precisa ser determinado com certeza. Restos de spicata thymbra, uma variedade utilizada em preparações do Za'atar moderno, foram encontrados na tumba de Tutankhamon e de acordo com Dioscorides, esta espécie particular era conhecida pelos antigos egípcios como saem.

 Em Levant, há uma crença de que esta mistura de especiarias particular torna a mente alerta e o corpo forte. Por esta razão, as crianças são incentivadas a comer um sanduíche de Za'atar para o pequeno almoço antes de um exame. Os palestinos também lembram os seus filhos, no período da manhã antes de enviá-los para a escola, que comer Za'atar  no café da manhã irá torná-los mais inteligentes. 

Uso culinário: Presente em diversas preparações da culinária árabe. Usado para aromatizar bebidas, temperar saladas ou para colocar sobre queijos brancos. Também fica ótimo com carne. Misturado com azeite, é perfeito para se comer com pão.

Fontes: ARAÚJO, WILMA M. C.; MONTEBELLO, NANCY DI PILLA; BOTELHO, RAQUEL B. A.; BORGO, LUIZ ANTÔNIO -  Alquimia dos alimentos - Série Alimentos e Bebidas - vol. 2 - Edit. Senac - 2009  / COX, JEFF; MOINE, MARIE-PIERRE -  Ervas Culinárias - Publifolha - 2011