Ovo Trufado


Ingredientes:
1kg Chocolate ao leite ou meio amargo;
500g Chocolate Branco;
2 caixinhas de creme de leite;
Licor de maracujá, licor de cereja ou outro de seu gosto;
Corantes, se achar necessário.
.
Você vai precisar de:
Formas de plástico ou silicone especiais para chocolates;
Tigelas de diferentes tamanhos;
Espátula grande;
Colheres;
Luvas;
Papel Chumbo (decorado para chocolates), Papel celofane, Fitas.
.
Preparando o Chocolate Básico: Usado tanto no ovo quanto nas trufas e bombons.
Pique o chocolate, coloque numa tigela e derreta no microondas (cerca de 2 minutos)ou em banho maria. Depois de bem derretido e homogêneo, derrame o chocolate em uma pedra de mármore, promovendo o choque térmico essencial para garantir a textura perfeita. Espalhe o chocolate sobre a pedra com uma espátula  até que ele fique em temperatura ambiente. Coloque o chocolate de volta na tigela e o distribua nas formas conforme desejado. Cuidado ao trabalhar com chocolates em dias muito frios, pois ele pode endurecer muito rápido após o choque térmico e dificultar a aplicação nas formas.

.
.
Recheio básico trufado: Para rechear o ovo e as trufas.
Derreta o chocolate branco como foi feito para o Chocolate Básico, adicione as 2 caixinhas de creme de leite e misture bem.  Essa é a base para adicionar os licores ou sucos concentrados, e corantes para cada sabor. Licor de Cereja, de Maracujá ou até Menta, só depende da sua criatividade para que os recheios fiquem do jeito que você achar mais gostoso.
.
Ovo Trufado – Maracujá:
.
1. Camada Base: Espalhe o Chocolate Básico no molde em forma de ovo com o auxílio de uma colher ou com a forma de silicone utilizada na foto (quadro 5) em uma camada de aproximadamente 1 cm. Coloque na geladeira para resfriar um pouco, leva cerca de 2 minutos até chegar ao ponto em que o recheio pode ser aplicado.

 2. Recheio: No recheio, você vai utilizar cerca de 1/3 do recheio básico. Adicione a essa massa 1 cálice de licor de maracujá ou mesma medida de suco concentrado. Você pode adicionar um corante amarelo se quiser (quadro 6). Aplique o recheio trufado por cima da camada de chocolate preto que está na forma (quadro7).

 3. Finalização: Depois de aplicar o recheio, finalize com mais uma camada de chocolate preto por cima (quadro 8). Atenção para não misturar as camadas. O ovo volta para a geladeira por cerca de 7 minutos ou até a forma ficar “suada”, a ponto de soltar. Cuidado ao deixar muito tempo na geladeira, pois o chocolate pode ficar marcado.






















Você pode colocar dentro do ovo bombons de sabores variados.



Para decorar:
Envolva as metades com o Papel Chumbo (papel decorado, próprio para chocolates, e para finalizar envolva em  papel celofane com uma fita colorida.

Fonte: Oxford Porcelanas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...