Ovo de Páscoa com crocante de amendoim




Ingredientes (Para dois ovos de 500g)

1 kg de chocolate de ótima qualidade (usei meio amargo, mas isso fica à escolha de cada um)
4 doces tipo pé-de-moleque comprados prontos bem quebradinhos, quase pulverizados (ou praliné de amendoim; veja receita abaixo)  

Preparo
(Antes de mais nada cubra uma tábua de carne - que caiba no congelador ou freezer - com papel aluminio, e deixe-a de lado)

Pique o chocolate, ou rale-o na parte grossa do ralador, protegendo-o do calor da mão, com o próprio papel em que ele foi embrulhado. Ponha-o num tigela de vidro e leve a tigela ao microondas (em potência média, por 1 minuto . Mexa o chocolate e devolva a tigela ao microondas por mais 1 minuto. Repita o processo até que todo o chocolate esteja derretido. Tendo o chocolate derretido, proceda como é ensinado aqui. Após a temperagem, ponha três colheres (de sopa) de chocolate na cavidade da forma de ovo de Páscoa (com capacidade para 1/2 kg) e espalhe-o com as costas da colher, por toda a extensão da cavidade. Vire a forma sobre a tigela com chocolate para que escorra o excesso. Limpe a borda da forma com uma espátula ou faca lisa,  e ponha-a virada (com a cavidade voltada para baixo), sobre a tábua preparada. Leve a tábua ao congelador por cinco minutos. Repita o processo. Depois disso, tire o ovo do congelador e espalhe sobre a 2ª camada mais 3 colheres do chocolate e, sobre este, espalhe 1/4 do crocante. Leve a forma de volta ao congelador sobre a tábua (desta vez com a cavidade voltada para cima).  Volte a espalhar o chocolate e leve a forma de volta ao congelador (com a cavidade voltada para baixo). Por fim, depois de espalhar a 3ª ou 4ª camada, conforme desejar uma casca mais fina ou mais espessa, leve o ovo ao congelador (cavidade para baixo) por 10 minutos (ou menos se a forma ficar esbranquiçada em toda a extensão). Retire a tábua com o ovo do congelador e deixe que o ovo desprenda. Tire a forma e deixe o ovo secar em ambiente seco e arejado por umas doze horas. embrulhe-o em papel-chumbo.  
Claro que o processo é repetido, no ato, com todo o restante do chocolate, para fazer os dois ovos. 

Nota: A tábua de carne de madeira pode ser substituída por uma de plástico, o importante é proteger o chocolate do frio direto do congelador. Para obter bom resultado é importante que os tempos de "congelador " não sejam ultrapassados.


Crocante ou Praliné de Amendoim (ou de nozes ou de qualquer outra ‘castanha’)
(faça-o, se não quiser comprar os pés-de-moleque prontos)

Ingredientes
1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele (torre-o numa frigideira limpa, na chama do fogão, por cinco minutos, mexendo para que não queime)
1 xícara (chá) de açúcar granulado comum
1 xícara (chá) de água fervente

Preparo 
Antes de mais nada, unte uma pedra de mármore limpa, com manteiga. 
Numa panelinha, leve o açúcar ao fogo, mexendo de vez em quando, até que dissolva. Depois de dissolvido, junte a água fervente aos poucos (com cuidado pois espirra!). O açúcar vai ‘empedrar’ novamente. Mantenha a calda no fogo, cuidando para que não queime, pois o açúcar aos poucos voltará a se dissolver. Eventualmente, dê umas cutucadas nas pedras de açúcar para apressar  a dissolução, mas não mexa, para que a calda não fique açucarada, em vez de líquida. Depois que o açúcar se dissolver e a calda começar a engrossar e borbulhar (uns cinco minutos depois), tire um pouquinho dela, com uma colher, e ponha num pires com água fria; se for possível apanhar a calda do pires com as pontas dos dedos, como se fosse uma balinha mole, está no ponto, desligue o fogo e junte e o amendoim. Espalhe a calda sobre o mármore untado e deixe que esfrie. Com uma faca, tire o crocante do mármore e quebre-o em pedacinhos bem pequenos. Para quebrar o crocante, coloque -o num pano de prato limpo, como se fosse fazer uma trouxinha e bata na trouxinha com um martelo de cozinha.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...