Torta Musse de Chocolate



Ingredientes:
200 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo picada
100 g de manteiga sem sal, cortada em pedaços
1 colher (chá) de café solúvel
8 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitada de sal
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum
raspas de chocolate branco e chocolate derretido para decorar
Modo de preparo:
Leve ao banho-maria o chocolate picado, a manteiga e o café solúvel, misturando com uma espátula até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar. Enquanto isso, bata as claras em ponto de neve. Acrescente o sal e bata mais um pouco, até formar picos moles. Junte então 1/3 do açúcar e bata até obter um suspiro firme. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar restante, formando assim uma gemada espessa e esbranquiçada. Junte à gemada a mistura de chocolate derretido, a baunilha e o rum. Misture tudo incorporando bem todos os ingredientes. Por último, junte o suspiro de claras e mexa delicadamente, para a mistura não perder o volume.
Reserve 3 xícaras (chá) desta “massa” e leve à geladeira. Unte e enfarinhe uma fôrma de aro removível (24 cm de diâmetro) e despeje nela o restante da “massa”.
Asse em forno moderado e pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até que, ao introduzir um palito no centro da torta, ele saia limpo. Espere esfriar. Retire a “massa” reservada da geladeira e espalhe-a delicadamente sobre a superfície do bolo. Leve o bolo à geladeira por cerca de 4 horas para a mousse firmar. Retire cuidadosamente a parte lateral da forma, desgrudando-a da mousse com uma espátula. Decore com as raspas de chocolate, o chocolate derretido e sirva.
Dicas:
Após retirar o bolo do forno, ele abaixa cerca de 3cm na parte central: é neste espaço que será colocada a “massa” gelada, como se fosse um “recheio”. O sabor é excelente e, o que é melhor, não precisa cortar e nem fazer um recheio a parte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...