Lombo com molho especial


Foto: Codo Meletti

Ingredientes 

. 1 peça de lombo (1,5 kg) 
. Suco de 2 laranjas
. 1 colher (sopa) de sal
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (chá) de tomilho
. 1 colher (chá) de orégano
. 2 xícaras (chá) de caldo de carne
. 1 xícara (chá) de vinho branco seco
. ½ colher (sopa) de amido de milho
. ½ xícara (chá) de água
. ½ colher (sopa) de alecrim picado
. 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada 

Modo de preparo

Numa tigela, tempere o lombo com o suco de laranja, o sal, o azeite, o tomilho e o orégano. Cubra o recipiente e espere tomar gosto, por seis horas, na geladeira. Depois, escorra a carne, mas reserve os temperos. 
Coloque-a numa assadeira forrada com papel-alumínio untado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido, por uma hora, regando com o caldo de carne sempre que secar. Retire o papel e espalhe o tempero reservado.
Asse até dourar, regando sempre com o caldo. Retire a assadeira do forno, passe o lombo para uma travessa e conserve-o coberto com papel-alumínio no forno. Junte o vinho à forma e leve-a ao fogo baixo, raspando o fundo.
Coe o caldo numa peneira e aqueça numa panela. Junte o amido previamente dissolvido na água e cozinhe, mexendo até engrossar. Adicione o alecrim e as raspas de laranja e passe para uma molheira. Sirva com o lombo.
Dica: se quiser, sirva com uma farofa à base de manteiga, cebola e banana. Adicione frutas secas (ameixa, passas e damasco seco picados) e tempere a gosto.
Conteúdo do site ANAMARIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...