terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Etiqueta à mesa: dicas de como servir as ceias de Natal e Ano Novo


saiba como dispor as refeições, os pratos, talheres e copos

As festas de fim de ano estão chegando e você já deve ter pensado no que vai servir aos seus convidados, não é? Então você também deve saber que, tão importante quanto a ceia, é seguir algumas regras de etiqueta de serviço. Mas não precisa se preocupar, a etiqueta nos dias de hoje já está bem mais flexível e, com as dicas, suas festas serão um sucesso!
  • 1
    Serviço volante: prático e versátil
    É uma boa opção quando se recebe um grande número de convidados, já que é impossível sentá-los a mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento.

    Também é importante se atentar ao conforto dos convidados.Neste caso, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.
  • 2
    Como arrumar a mesa
    No serviço volante, a mesa deve ser arrumada com as travessas de iguarias antes que os convidados se dirijam a ela. Posicione os pratos empilhados numa ponta da mesa – mas atente para que cada pilha conte com no máximo 10 pratos.

    Os talheres também devem ser arrumados e, ao escolher o cardápio, selecione comidas que dispensem o uso de facas. Neste tipo de serviço, os guardanapos podem ser de papel.

    A mesa deve ser arrumada de forma elegante, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, como familiares e amigos, o capricho não deve ser deixado de lado. Você pode servir todos os convidados ou usar o aparador e deixar que se sirvam à vontade. Mas, antes de servir outras travessas, tenha o costume de retirar os objetos sujos.
  • 3
    Dicas de como servir
    • A toalha deve estar limpa e bem passada;
    • Comece pelas entradas. Se for sopa, sirva em pratos fundos, ou em taças de consomê, que podem vir cheias para a mesa; se for fria, ela pode estar no prato e à mesa, antes dos convidados sentarem;
    • Ao servir as bebidas, nunca encha os copos até a boca. Elas devem preencher somente 2/3 da taça;
    • Os pratos sujos devem ser retirados (pelo lado esquerdo). Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado;
    • Evite fazer pilhas ao retirar os pratos;
    • Retire primeiro os pratos e depois os copos;
    • Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.

    Não esqueça de fazer uma decoração harmônica e elegante. Neste caso, invista em arranjos de flores e frutas, que deixam a casa mais alegre e aconchegante.

    Fonte: GNT