19 Idéias saudáveis para mais sabor e aroma


Adicione mais sabor e aroma para seus pratos, de maneira saudável, sem abusar da gordura, sal e açucar. Cozinhe de maneira inteligente usando os temperos certos, que além de proporcionar um sabor incrível a seus pratos, podem ajudam a emagrecer com saúde.

Acrescente frutas ao seu peixe
Não se atenha apenas a servir refeições com legumes, frutas também combinam muito bem peixes e carnes. É uma ótima maneira de aumentar a sua ingestão de vitaminas e antioxidante. Tente manga e papaia com atum, maçã com frango, ou abacaxi com carne de porco.


Adicione o sabor depois
Para pratos que levam muito tempo para cozinhar, tome cuidado com temperos e especiarias, que muitas vezes desenvolvem sabor mais forte quanto mais tempo eles cozinham. Adicione as ervas e especiarias muito poucos no início e uma hora antes de servir, adicione mais, se você achar que o prato precisa.

Desidratado significa menos
As ervas frescas são uma ótima maneira de obter sabor e adicionar vitaminas frescas em seus pratos, mas elas não estão sempre disponíveis. Lembre-se que ervas secas são muito mais fortes do que frescas – você precisará de apenas um terço da quantidade.

Toste seus temperos
Sempre que possível, moa as especiarias inteiras em um moedor ou pilão apenas antes de usar. Tostar especiarias inteiras numa frigideira seca em fogo médio antes da trituração vai trazer ainda mais sabor, mas tome cuidado para não queimá-las.

Use sabor saudável
Adicione sabor à sua comida no prato sem o uso de óleos e outros temperos cheios de calorias, criando seu próprio condimento. Escolha o suas ervas e especiarias favoritas e combine em um pote de açúcar ou sal para dar sabor, sem gordura – tente pimenta e cebolinha ou manjericão e orégano.

Fique com stevia
Em vez de usar o açúcar branco refinado como adoçante, experimente o adoçante natural não calórico Stevia, uma erva do Paraguai com um saborde alcaçuz que é de aproximadamente 100 a 400 vezes mais doce que o açúcar. Ele pode ser comprado na maioria das lojas de alimentos saudáveis ​​e pode ser usado para cozinhar ou assar.

Mais canela menos açucar
Em receitas de assados ​como bolos e biscoitos, tente reduzir a quantidade de açúcar em suas receitas pela metade e dobrar a canela. Não só a canela ajuda a reter o sabor doce com o mínimo de calorias possíveis, mas também tem sido considerado excelente para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Saudável doçura
Tente alternativas naturais ao açúcar na cozinha e adoçantes para bebidas e sobremesas. Malte de cevada, xarope de arroz e suco de cana-de-granulado contêm tantas calorias como o açúcar, mas eles também contêm minerais e vitaminas, assim são um pouco mais saudáveis.

Tente macadâmia
Se você gosta de biscoitos ou amanteigados, tente fechar os olhos e comer um punhado de nozes da macadâmia. Com um sabor rico e amanteigado por causa das suas saudáveis ​​gorduras insaturadas, elas são de enchimento, contêm pouco carboidrato e são ricas em ferro, magnésio e cálcio.

Aposte no orégano
O orégano é uma erva rica em antioxidantes, e tem um ótimo sabor espalhado sobre saladas, carnes grelhadas e peixes. Orégano fresco também é muito bom adicionado a pratos italianos, como molhos para massas de pizza, e à bolonhesa.

Use gengibre
Gengibre seco é bastante diferente do fresco. Tem um sabor ligeiramente doce e uma pitada de cítrico, característica marcante do gengibre. Ele pode ser usado para substituir o açúcar em receitas contendo frutas como maçã e pêra, e no lugar de sal para realçar o sabor de galinha, peru e arroz.

Noz-moscada e macis
Experimente com especiarias para substituir o sal e complementar a sua alimentação. Se você achar a noz-moscada muito forte, tente o macis. Macis é retirado a partir do revestimento da semente de noz-moscada e é mais quente e tem um sabor mais delicado. Use em molhos e ensopados de carne e espalhe sobre vegetais.

Estrela substituto do açúcar
Em vez de abusar de açúcar em seus pudins, pense em alternativas como o anis estrelado e alcaçuz, que pode adicionar um sabor delicioso sem encher de calorias, especialmente se você combiná-lo com o uso de iogurte desnatado ou creme francês.

Escolha o natural
Substitua o alto teor de gordura dos creme de leite usados em receitas por iogurte natural com baixo teor de gordura. Não só contêm menos calorias, mas também contém bactérias que são benéficas para seu sistema digestivo. Ou substituir metade, se você quiser manter o sabor, mas reduzir as calorias.

Polvilhe um pouco de tempero
Para facilmente reduzir o açúcar em receitas doces sem perder o sabor, tente substituir por especiarias como cardamomo, canela, noz moscada ou baunilha, o que reforçará a impressão de doçura sem adicionar calorias. É possível substituir metade a um terceiro do açúcar em receitas sem alterar o resultado.

Não jogue fora o cominho
Sementes de cominho adicionam nos alimentos um sabor agradável, quase de alcaçuz, e são frequentemente utilizados em pães de centeio e outros assados especiais. Use em vez de sal para dar sabor aos legumes cozidos, como cenouras e beterrabas. Elas são deliciosas em sopas de cenoura e também em pratos como porco e tomate.

Cravo-da-índia para a memória
Cravos-da-índia não são apenas bons para adicionar o seu sabor característico, mas também contêm substâncias químicas que ajudam na digestão. Também é popularmente conhecido para melhorar a clareza mental e memória, assim adicioná-los a pratos picantes como cozidos ​​e curry é uma excelente idéia.

Alho no palito
Para usufruir do sabor e benefícios à saúde do alho na cozinha sem ter que realmente morde-lo, fure um dente de alho inteiro em um palito e adicione a sopas e cozidos ​​- dessa forma, você será capaz de localizar e removê-lo facilmente antes de servir.

Adicione cogumelos a gosto
Em vez de molhos de maionese e creme, pense em maneiras que você pode adicionar interesse para suas saladas sem adição de gordura. Cogumelos crus, picados ou inteiros são uma ótima maneira de adicionar sabor.


Fonte: healthberth.com (USA)
CPT - Centro de Produções Técnicas
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