quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pão de Hambúrger II



  
Ingredientes:

3 xícaras de farinha (aproximadamente, como sempre - quanto mais calor e humidade no dia, mais absorvente vai ficar a farinha)
1 tablete de fermento biológico
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite integral aquecido
1/2 colher de sopa (generosa) de manteiga
1/2 colher de sopa (também generosa) de margarina
(quem quiser usar apenas uma das duas, vá em frente e coloque uma colher de sopa cheia, mas a consistência tão macia do pão também se deve a essa mistura de gorduras...)
2 colheres de sopa cheias de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 ovo (dependendo do tamanho, você pode precisar de mais ou menos farinha na receita, então fique atento)
Maionese o quanto baste 
Um pouco mais de farinha para polvilhar a bancada e a forma onde os pães irão assar.

Fazendo os Pães:

Em uma vasilha grande, misture a água morna com o fermento biológico para dissolvê-lo. Em um pote separado ou caneca, misture a manteiga e a margarina no leite para que derretam. Se precisar aquecer um pouco mais, faça-o, e deixe esfriar um pouco antes de misturar aos outros ingredientes. Coloque o açúcar na mistura de água e fermento, mexa e acrescente o ovo. Se ainda não colocou o leite misturado, acrescente agora que está morno e não vai cozinhar o ovo nem prejudicar o fermento. Agregue bem.
Comece a colocar a farinha. Não ponha tudo de uma vez; você pode colocar as duas primeiras xícaras para começar a misturar. Nesse ponto já pode colocar o sal. Vá misturando com uma colher até que comece a dar liga, acrescentando farinha conforme a massa for pedindo. Quando já estiver mais consistente, é hora de por as mãos na massa. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e comece a trabalhá-la. Vá esticando-a e dobrando-a sobre si mesma para que fique bem sovada. Faça issso por pelo menos 5 minutos, e é garantido que você terá  pãezinhos extremamente macios, fofinhos mesmo! O segredo aqui é deixar a massa molenguinha, não usar toda a farinha, a menos que esteja muuuuito úmido e a massa fique extremamente grudenta. Vá enfarinhando de leve a superfície de trabalho e trabalhando a massa, até que ela esteja mais firme, porém ainda grudando de leve nas mãos. Não se assuste que ela não desandou não; é para ficar assim mesmo! ;)

A massa boleada, iniciando o crescimento
Vamos lá, agora é a hora de colocar a massa na vasilha que você usou para misturar, com um pouco de farinha polvilhada no fundo, cobrir com um pano limpo, e esperar 1 hora para que ela descanse e dobre de tamanho. Deixe num lugar sem corrente de vento, ou dentro do forno desligado, é claro. 
Depois de 1 hora, volte lá na sua cozinha, pegue a massa e divida-a em 6 ou 7 pedaços (seis foi um bom número, porque o tamanho ficou perfeito depois). Boleie para que formem pães, que ainda vão crescer mais. Deixe-os cobertos com o pano, na forma onde vão assar, enfarinhada se não for antiaderente. 
Os pãezinhos vão descansar ainda mais uma vez, só que agora por 20 minutos a meia hora.
Pincelados com maionese, prontos pra ir pro forno
Veja como cresceram mais no forno! E que cor, não? Yummy!

Preaqueça o forno em temperatura máxima por uns 10 minutos. Depois do último descanso, é hora de pincelar a supérfície dos pães com maionese. Aháááá! Esse é o segredo pra que fiquem com o tom dourado que dá pra ver na foto! ;) Pincele normalmente, sem muito exagero nem muita miguelança. Eles vão assar em forno médio-alto por aproximadamente 15-20 minutos. Cada um conhece o seu fogão, então fique de olho. 





Deixe esfriar um pouco antes de cortar, assim você garante um corte bacana para um hamburger perfeito! 
Bom apetite! :)