Hambúrguer nhan nhan

O blog Muito, muito açúcar com um pouco de sal (de Portugal - com português de Portugal, bem português mesmo, daqueles que só encontra em Portugal do tipo PORTUGUÊS, assim como o azeite) publicou esta receita e nós babamos. Vamos lá!



"Gosto muito de comer hambúrgueres mas para mim têm de ser bem saboroso e com carne verdadeira, pois o que mais se encontra hoje em dia à venda nos supermercados é hambúrgueres que pouca percentagem de carne têm.


A maior parte é feito com nervos, cartilagem e farinha de ossos e, de carne, muito pouco se sente. No entanto, o segredo para preparar qualquer hambúrguer está na qualidade da carne, por isso na hora de escolher qual a melhor carne picada (isto se não pedir para no talho picarem uma peça de carne) deverá optar por carne picada bem vermelhinha e com pouca parte branca, ou seja, gordura ou nervos/cartilagem."


Ingredientes para 8 hambúrgueres:

- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola bem grande ou 2 médias
- 800 g de carne picada de boa qualidade
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco picado (apenas as folhas)
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 6 dentes de alho bem picados
- 1 ovo grande
- 50 g de pão ralado
- Sal grosso
- Pimenta preta moída na hora


Modo de Preparação Tradicional:


1º Passo: coloque o azeite num frigideira e leve ao lume (nota de bacon e gorgonzola: lume=fogo) até aquecer. Quando o azeite estiver bem quente adicione a cebola cortada às rodelas bem fininhas.


E deixe em lume baixo/médio durante cerca de 10 minutos ou até a cebola estar bem cozinhada. Retire do lume e deixe arrefecer (Chutamos que seja descansar).


2º Passo: misture os restantes ingredientes pela ordem em que estão escritos e tempere com sal e pimenta, adicione a cebola reservada e misture tudo muito bem.


3º Passo: molde os hamburgueres. Se tiver um utensílio de plástico para os moldar ainda melhor. Corte rodelas de papel vegetal da largura do molde que vai utilizar e disponha uma por baixo e outra por cima do hamburguer. Desta forma é super fácil guardar os hamburgueres no congelador ou no frigorífico até serem utilizados.


4º Passo: grelhe os hamburgueres durante cerca de 10 minutos de cada lado. Poderá servir os hamburgueres em pão de hamburguer com folhas de alface, tomate, cebola roxa, queijo e cogumelos grelhados com molho de manteiga de cebolinha e alho.
 
 
Seundo o blog, a receita foi adaptada do livro "Food for living" da Rachel Allen.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...