Hambúrguer de atum com tempura de legumes


ingredientes:

Hambúrguer de atum:
600 g de atum fresco
2 colheres (sopa) de gengibre em conserva picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e sementes de coentro moídas na hora a gosto

Tempura de legumes:
1 abobrinha pequena cortada em tiras finas
1 cenoura pequena cortada em tiras finas
4 talos de acelga partidos ao meio
4 folhas de chicória crespa
1 ovo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de óleo de soja para fritar
sal a gosto
shoyu para acompanhar

preparação:

Hambúrguer de atum:
Lave o atum, elimine a pele e as aparas (caso tenha sangue coagulado). Pique em pedaços bem pequenos (os menores possíveis) e junte o gengibre, as sementes de coentro e o sal. Misture com as mãos até obter uma massa uniforme e modele 4 hambúrgueres de 7 cm de diâmetro cada um.

Aqueça o azeite de oliva numa frigideira antiaderente e disponha, aos poucos, os hambúrgueres. Frite por 4 minutos, ou até dourar a parte externa. O meio deve ficar um pouco avermelhado. Retire do fogo e reserve em local aquecido.

Tempura de legumes:
Sobre um pano ou uma toalha de papel, espalhe as tiras de abobrinha e de cenoura, os talos de acelga e as folhas de chicória. Seque bem e reserve.

Bata o ovo numa tigela, junte a farinha de trigo com o fermento e o sal e misture. Adicione 60 ml de água gelada e bata por mais 30 segundos. Coloque o óleo numa frigideira alta e leve ao fogo por 3 minutos. Passe os legumes e as verduras um a um na massa, eliminando o excesso (deve ficar uma camada bem fina) e coloque na panela. Frite até começar a dourar. Retire com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel para eliminar o excesso de óleo.

Sirva os hambúrgueres com o tempura de legumes e o shoyu à parte. 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...