domingo, 25 de novembro de 2012

hambúrguer com chutney de tomate



Ingredientes

1kg de carne de primeira moída (de preferência com gordura)
300g de linguiça calabresa (usei uma fininha deliciosa com pimenta calabresa)
1 ovo
3 colheres de sopa de panko
1 cebola grande bem picada
4 dentes de alho bem picados
1 colher de sopa de mostarda em pó
Pimenta do reino moída na hora
Sal
Coloque a linguiça, o ovo, o panko e a mostarda dentro do processador e misture tudo. Deixe a linguiça em pedacinhos, sem empapaçar. Depois misture à carne, à cebola e ao alho, adicione sal e pimenta e misture bem com as mãos.
Para moldar, basta deixar sempre por perto uma vasilha com água. Molhe os dedos com um pouco de água sempre que for moldar os hambúrgueres, ajuda a não ficarem grudentos. Assim vá pegando bolinhas mais ou menos no tamanho de uma bola de tênis (menor um pouco) e depois vá amassando de leve com a mão, sempre ajeitando as bordas pra ficar redondinha por igual. Essa quantidade rende uns 20 hambúrgueres (não sei ao certo porque só moldei 12 e congelei o restante da massa, mas devo usar pra fazer almôndegas ou outra coisa, o tempero fica ótimo).
Faça o teste do sal com um mini-hambúrguer: faça uma pequena bolinha, depois amasse e frite pra testar o sabor. Se estiver faltando sal, adicione mais à massa.
Agora é hora de fritar: esquente uma frigideira antiaderente e ponha óleo de canola (não use azeite: é caro e queima muito rápido). Deixe em fogo médio e quando o óleo estiver quente, ponha um hambúrguer de cada vez para que o óleo não esfrie rapidamente, empapando tudo. Um segredinho: à medida que vai fritando, com uma colher vá banhando a face do hambúrguer que ainda está crua com óleo quente. Isso ajuda numa fritura mais uniforme.
Ponha os hambúrgueres num prato com um papel-toalha e sirva com o chutney de tomate e uma salada verde.
Mas antes de tudo, você deve preparar o chutney de tomate:
250g de tomate pelado (em lata ou de verdade, mas só se estiverem bem maduros)
1/2 cebola picadinha (use um pouco da cebola do hambúrguer)
1 dente de alho picado
100g de açúcar
100ml de vinagre
um pedacinho de gengibre raladinho
uma pitadona de sal
Pique o tomate em pedacinhos bem pequenos. Ponha todos os ingredientes numa panela, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos, vai depender da sua panela e do seu fogão. Usei uma panela de inox com fundo triplo, que segura bem o calor. Talvez numa panela mais fina, demore mais pra chegar ao ponto. Mexa de vez em quando pra checar o ponto, que é meio que um ponto de doce. Reserve, deixe esfriar e sirva com seu hambúrguer.
Essa quantidade serve umas 6 pessoas, então se sobrar dá pra guardar na geladeira por uma semana ou mais. Você vai querer comer hambúrguer de novo com esse chutney, vai por mim :)
UPDATE: se você conseguir fazer 20 hambúrgueres (talvez consiga bem mais) com esses ingredientes, cada um tem 147 calorias. Não é tanto, né, gente?