domingo, 25 de novembro de 2012

Chutney de Ameixas com Vinho do Porto e Especiarias



Ingredientes para 1 frasco (220ml):
(adaptado de BBC Good Food, Agosto de 2011, pág. 58)

250g de ameixas sem caroço (eu mantive a casca)
1 cebola
30g de passas
1 colher de chá de gengibre fresco picado
1 colher de chá de sementes pretas de mostarda
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de colorau doce
1 colher de café de piri-piri moído
190ml de vinagre de vinho branco
25ml de vinho do porto
250g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de açúcar mascavado escuro
1 pitada de sal

Preparação:

Pique as ameixas em pedacinhos bem pequenos assim como a cebola (eu piquei com a faca – se usar um robot de cozinha tenha cuidado para não picar demasiado e acabar com umas pasta em vez de pequenos pedaços de fruta e cebola).
Num tacho coloque a mistura de ameixas e cebola assim como os restantes ingredientes com a excepção dos açúcares e do sal. Mexa bem e coloque em lume brando até levantar fervura. Tape, diminua o lume e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até as ameixas estarem macias.
Acrescente agora o açúcar amarelo, o açúcar mascavado escuro e o sal e mexa bem até tudo estar dissolvido. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos com o tacho destapado (e sempre em lume brando) mexendo de vez em quando. Está pronto quando tiver a consistência de uma compota – para ver se está no ponto coloque um pedacinho de chutney num prato e passe com o dedo ou com a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” quer dizer que está pronto.
Coloque depois o chutney num frasco esterilizado, feche bem e vire de cabeça para baixo para criar um vácuo natural. Guarde durante 2 semanas antes de servir.
Ideal como acompanhamento de carnes, especialmente  carne de porco e queijos.
Bom Apetite!