Bobó de camarão

Bobó de Camarão 1



Ingredientes 

. 3 cocos grandes 
. 3 xícaras de água fervendo 
. 4 colheres (de sopa) de azeite de oliva 
. 2 cebolas bem picadas 
. 3 tomates sem sementes picados 
. 2 pimentões bem picados (verde e vermelho) 
. 1 kg de aipim descascado e cortado em pedacinhos 
. 300 g de camarão descascado e limpo 
. 1/2 xícara de azeite-de-dendê 
. 1 colher (de chá) de pimenta-do-reino 
. 1 xícara de camarão seco, torrado e moído 

Modo de preparo

Todo coco dá dois tipos de leite: um fino e um grosso. O leite grosso é o primeiro que sai quando se espreme um coco ralado. Para extrair o leite fino é necessário derramar a água sobre o bagaço do coco e espremer novamente. Faça isto com os três cocos e reserve os dois tipos de leite em separado. 

Numa panela de bom tamanho aqueça o azeite, junte a cebola, os tomates, os pimentões, e refogue, mexendo de vez em quando, por dez minutos. Junte o aipim, o leite fino e deixe cozinhar até o aipim amolecer, ameaçando virar um creme. Acrescente o leite grosso, os camarões e cozinhe mexendo até o aipim ficar completamente pastoso.

Junte o azeite-de-dendê e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta-do-reino. O bobó está pronto para ser servido. É o acompanhamento ideal para uma moqueca de camarões. A apresentação tradicional é numa terrina grande, primeiro o bobó, por cima, a moqueca e, por fim, o camarão seco polvilhado.


Bobó de Camarão 2





Ingredientes   

. 1 kg de camarão com casca e com cabeça 
. 1 litro de água
. 500 g de mandioca (aipim)
. 1 cebola média (100 g), picada
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 tomates médios (240 g), sem pele e sem sementes, picados
. 1 colher (chá) de sal ou a gosto 
. 1 pitada de pimenta-do-reino
. 1 colher (sopa) de coentro picado
. 1/2 xícara de leite de coco (120 ml)
. 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
. 1 pimenta-malagueta ou dedo-de-moça picada 
. Folhas de salsinha ou coentro (para decorar) 

Modo de preparo

Descasque os camarões. Reserve separadamente as cascas com as cabeças e os camarões.Numa panela média, ferva as cascas, as cabeças e a água em fogo alto por 5 minutos. Escorra e reserve o caldo (despreze as cascas e as cabeças). 

Descasque a mandioca, corte-a em pedaços e coloque numa panela média. Cubra com o caldo reservado e leve ao fogo médio até ficar macia (cerca de 30 minutos). Escorra a mandioca reservando 1 1/4 xícara do caldo.

No liquidificador, coloque parte do caldo reservado, acrescente alguns pedaços de mandioca e bata. Repita a operação, sempre colocando primeiro o caldo e batendo a mandioca aos poucos (se preferir, passe a mandioca com o caldo no processador até obter um creme liso). Reserve o creme obtido.

Numa panela média, frite a cebola no óleo em fogo alto até começar a dourar. Junte o tomate e refogue, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto. Acrescente o camarão reservado, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o coentro. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o camarão ficar rosado (cerca de 3 minutos).


Acrescente o creme de mandioca, o leite de coco e o azeite-de-dendê. Verifique o sal e corrija se necessário. Tempere com a pimenta e cozinhe, mexendo sempre, até começar a ferver. Retire do fogo, decore com salsinha ou coentro e sirva quente.

Fonte: M de Mulher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...