terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

FAÇA & VENDA - Tortinha de Morango com creme


Quem não gosta de torta? Não é? Vários sabores e cores, coberturas e recheio, um mais gostoso que o outro, básica e versátil. Com essa receita de Massa básica para torta, é só você usar a imaginação para inventar recheios diferentes, deliciosos e arrasar. Escolha o seu sabor preferido e bom apetite.



Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100g de margarina com sal
2 gemas
2 colheres (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Creme de confeiteiro

12 colheres (sobremesa) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 litro de leite integral
9 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
9 morangos cortados em lâminas (para finalizar)
Merengue suíço e folha de hortelã a gosto para decorar

.
Ingredientes do Merengue

4 claras de ovos
5 colheres (sobremesa) de açúcar de confeiteiro


Massa

Em uma tigela, misture todos os ingredientes com as mãos, até formar uma massa homogênea. Abra-a com o rolo de macarrão, deixando-a com uma espessura fina.
Coloque-a em forminhas individuais próprias para torta ( forma redonda de fundo removível com cerca de 7 cm de diâmetro). Não é preciso untar, pois a manteiga usada já é suficiente. Em seguida, leve-a para assar em forno pré aquecido a 160ºC (temperatura média) por 20 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Creme de confeiteiro
Ferva o leite com a baunilha. À parte, misture as gemas, o açúcar e a farinha manualmente. Acrescente a mistura obtida, aos poucos, ao leite até formar um creme, mexendo sempre para que não empelote. Deixe esfriar

Montagem
Recheie a massa com o creme de confeiteiro e cubra-a com os morangos cortados em lâminas finas. Decore com o merengue suíço a gosto e uma folhinha de hortelã.
A decoração fica a gosto de cada um. 


Para fazer o merengue suíço

Para fazer o merengue suíço, bata 4 claras de ovos com 5 colheres (sobremesa) de açúcar de confeiteiro. Se quiser um creme com tonalidade mais dourada, utilize pó de ouro comestível a gosto. Esse pó e encontrado em casas de produtos para confeitaria.

Dicas:
Preste atenção com o creme de confeiteiro, pois ele pode azedar se o dia estiver quente,mante-o em geladeira até o uso.

Fonte: Assim se faz