sábado, 1 de dezembro de 2012

Peru recheado para o Natal



Ingredientes:
1 peru de 5 a 6 quilos, temperado e pronto para assar
10 fatias de pão branco
1 xícara de água ou vinho
1 xícara de salsinha picada
12 cebolinhas verdes picadas e um alho-porro pequeno
6 ovos ligeiramente batidos
2 colherinhas de sal
½ colherinha de pimenta
2 colherinhas de tomilho ou sálvia em pó
1 xícara de manteiga mole
1 colherinha de sal
Modo de preparo:
Para o  preparar o recheio, molhe o pão com a água ou o vinho e deixe que fique pousando durante 3 minutos. Exprima o excesso de água ou vinho e misture o pão com a salsinha, as cebolas, o alho-porro, os ovos, o sal, a pimenta e as 2 colherinhas da erva que você tiver escolhido.
Para rechear o peru:
Separe a pele do peru, colocando a mão entre ela e o peito do peru. Faça este trabalho com  muitocuidado para não “rasgar” a pele. Separe também a pele das coxas do peru. Agora coloque  entre a pele e a carne do peru o recheio que você preparou.
Coloque uma grelha sobre uma assadeira, e sobre essa grelha coloque o seu peru natalino, com o peito virado para cima. Pinte o peru com a manteiga misturada com um pouco de alho picado e farinha de rosca. Polvilhe o peru com 1 colherinha de sal e ½ colherinha de pimenta. Leve o peru ao forno, previamente aquecido a 190ºC, durante 45 minutos. Diminua o fogo a 177ºC e deixe o peru assando durante outras 3 horas. Com a ajuda de uma colher, jorre o peru com o seu próprio suco a cada 20 minutos. Sirva-o bem quente.