terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lombo de bacalhau, concassé de tomate e purê de feijão branco



Ingredientes:
200g de lombo de bacalhau
150g de tomate maduro
2 cebolas 
5 dentes de alho 
1 maço de tomilho 
1l de azeite extravirgem 
25g de azeitonas pretas (se possível, chilenas)
100g de feijão branco
1 colher (sopa) de manteiga com sal
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Do bacalhau:
Lave o bacalhau em água corrente para tirar o excesso de sal. Dessalgar o bacalhau por 24h, trocando a água no mínimo 4 vezes. Retire a pele e a espinha. Em uma panela pequena e de fundo grosso, de preferência, aqueça o azeite com 3 dentes de alho, com casca e tudo, e um ramo grande de tomilho. É muito importante não deixar o azeite ferver. Com o azeite já aromatizado, coloque os pedaços de bacalhau e deixe que cozinhem por 30 minutos sem deixar ferver.  Caso comece a ferver, retire um pouco do fogo para que baixe a temperatura do azeite, pois o processo é de cozimento e não fritura.

Do purê de feijão branco:
Lave o feijão em água corrente e deixe de molho por cerca de 2 horas. Cozinhe o feijão com 1 cebola inteira e, quando estiver bem macio, retire a cebola e deixe escorrer o feijão, reservando 1 xícara da água do cozimento. Processe  o feijão com a manteiga e vá acrescentando a água do cozimento aos poucos e o necessário para que o purê fique com uma consistência firme, porém macio. Tempere com sal. 

Da tapenade:
Retire o caroço das azeitonas e processe com 1 colher de sopa de azeite, formando uma pasta.

Do concassé de tomates:
Após lavar bem os tomates, corte a base e faça uma cruz no topo. Mergulhe os tomates na água fervente por uns 30 segundos. Retire da água fervente e coloque em uma vasilha com água e gelo. Deixe esfriar e retire a pele. Corte o tomate no meio, retire as sementes e a parte 'dura'. Corte cada metade em mais ou menos 4 gomos e depois em cubinhos. Pique 1 cebola e 2 dentes de alho bem pequenos, misturando ao sal e às folhinhas de tomilho em uma frigideira com azeite e refogue em fogo alto. Deixe que a cebola e o alho murchem e acrescente os tomates picados. Encorpore tudo e desligue o fogo. O tomate não deve ficar amolecido, ou seja, ele deve ficar praticamente cru. Corrija o sal

Montagem do prato:
Coloque uma colherada generosa do purê no centro do prato e o lombo do bacalhau sobre o purê. Cubra a superfície do lombo com o concassé de tomate e regue com uma generosa colherada do azeite aromatizado. Acrescente uma colherada da tapenade, ao lado do bacalhau, e finalize com um pouco de pimenta-do-reino moída na hora e um raminho de tomilho.

Fonte: GNT