Cachorro-quente do Soneca




Receita finalista de Antiste Kariny Ribeiro para o ‘O melhor cachorro-quente do Brasil’.

ingredientes

  • óleo
  • alho
  • cebola
  • tomates
  • molho de tomate
  • salsicha
  • muçarela
  • milho verde em conserva
  • creme de alho
  • batata palha

modo de preparo

Receita para o molho vermelho do hot dog

1º) Elabore um tempero para o preparo geral dos molhos nas seguintes proporções:
500 gramas de alho descascado
250 gramas de sal
2º) Coloque o alho no liquidificador e acrescente água, sem cobrir totalmente os dentes de alho ali colocados. Bater até obter uma homogeneidade. Acrescente o sal e está pronto!
3º) Coloque em uma panela de pressão 02 xícaras (de café) de óleo para esquentar e dourar 01 xícara (de café) do tempero alho e sal (que já está pronto).
4º) Corte em cubos 15 tomates bem vermelhos (com pele e sementes) e jogue em cima do alho já dourado. Em seguida, bata no liquidificador 2 CEBOLAS MÉDIAS, 01 PIMENTA DE CHEIRO (pimenta bode) e 500 ML DE ÁGUA. Quando estiver bem batido, despeje sobre os tomates na panela de pressão.
5º) Acrescente em seguida 200 GRAMAS DE EXTRATO DE TOMATE COM MANJERICÃO (molho pronto) e 1 XÍCARA (de café) DE AÇÚCAR. Deixe ferver por 20 minutos, após pegar pressão. Desligue, espere a pressão sair naturalmente e triture os tomates cozidos com um amassador/triturador manual de feijão.
6º) Acrescente água fria até faltar 5 cm para encher a panela de pressão (4,5 lts). Para dar consistência (engrossar um pouco) a esse molho, bata no liquidificador: 500 ML DE LEITE e ir acrescentando 2 COLHERES (de sopa) DE FARINHA DE TRIGO e 1 COLHER (de sopa) DE AMIDO DE MILHO – sempre nesta proporção, de 2 por 1, até obter um creme grosso.
7º) Acrescente + ou – 250/300 ml desse creme no molho de tomate que está na panela de pressão para que fique mais consistente e saboroso. Espere ferver e monte o hot dog, como abaixo descrito.

Como montar o hot dog


 montar o hot dog1º) Parta um pão para cachorro-quente, acrescente primeiro 01 FATIA DE MUÇARELA, 01 SALSICHA de boa qualidade, 1 COLHER (de sopa) DE CREME DE ALHO (igualmente distribuída sobre a salsicha), MOLHO VERMELHO que acabou de ficar pronto, MILHO VERDE em conserva e BATATA PALHA.

DICA

A salsicha, após o cozimento, deve ser colocada dentro do molho vermelho para que fique bem quente no momento de servir.

Receita do estrogonofe de frango

1º) Em uma panela coloque para dourar 1 XÍCARA (de café) DE TEMPERO ALHO E SAL (aquele preparado anteriormente) em 1 XÍCARA DE ÓLEO de soja.
2º) Depois de dourado o alho, acrescente 1 KG DE FILÉ DE PEITO DE FRANGO  em cubos (2,5 cm). Refogue bem até secar a água que o filé de peito vai liberar.
3º) Em seguida, bata no liquidificador 1 CEBOLA GRANDE, 1 PIMENTA DE CHEIRO e 500 ML DE ÁGUA e acrescente ao frango já refogado. Acrescente também 2 COLHERES (sopa) de EXTRATO DE TOMATE com manjericão (molho pronto). Deixe ferver para cozinhar.

Observação

A carne de frango deverá cozinhar em uma quantidade de água que cobrirá todo o frango já refogado. Então, se necessário, pode acrescentar na panela mais água além daquela batida com a cebola.
Quando o frango estiver cozido, o que deve ocorrer em no máximo 20 minutos em fogo baixo, acrescente aquele creme branco elaborado na receita acima (leite, farinha de trigo e amido de milho) até engrossar. Deve ficar mais firme (grosso), consistente o molho (caldo), uma vez que vai para a montagem do hot dog. Esse hot dog de “frango com salsicha” se monta assim:
  • Parta um pão para cachorro-quente e coloque 01 FATIA DE MUÇARELA, o ESTROGONOFE DE FRANGO, 1 COLHER DE CREME DE ALHO, 1 SALSICHA, MILHO VERDE em conserva e BATATA PALHA por cima. É só apreciar!!!!!
Mais Você - Ana Maria Braga
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...