Batatas recheadas com creme de gorgonzola

 

Ingredientes
 

  • 6 Xícara(s) água
  • 1/2 Colher(es) de chá sal
  • 12 Unidade(s) batatas médias sem casca
  • 1 Xícara(s) maionese HELLMANN’S
  • 150 Grama(s) queijo gorgonzola picado
  • A gosto Para untar: margarina


Modo de preparo

 

  1. Em uma panela grande, ferva a água e junte o sal. Faça furos nas batatas com um palito e coloque-as, uma ao lado da outra, na panela. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar.
  2. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
  3. Unte uma assadeira grande (40 x 28 cm) e reserve.
  4. Em uma tigela, coloque o queijo e amasse com um garfo. Acrescente a maionese HELLMANN’S e misture até ficar homogêneo. Reserve.
  5. Corte com cuidado a parte superior das batatas em fatias até o meio e coloque-as na assadeira reservada.
  6. Espalhe o recheio entre as fatias das batatas e leve ao forno por 15 minutos ou até começar a dourar. Sirva em seguida.


    VARIAÇÃO:



    Se desejar, junte 1 colher (chá) de alecrim picado ao creme de gorgonzola.



    DICAS:



    Se preferir, utilize batatas menores do tipo bolinha. Cozinhe-as inteiras, com casca, escorra e deixe esfriar. Corte ao meio e, com o auxílio de uma colher, (chá) escave as batatas. Junte a polpa retirada ao creme de gorgonzola e recheie as metades das batatas. Leve ao forno até começar a dourar a superfície.

    Você pode servir as batatas espetadas em palitos de madeira ou espetos plásticos coloridos ou colocá-las sobre tábuas de madeira para que cada pessoa se sirva conforme desejar.
    Batatas pequenas recheadas são muito utilizadas em festas e reuniões do tipo “finger foods”, onde os convidados se servem com as mãos dispensando o uso de talheres e pratos. Esse tipo de serviço é utilizado cada vez mais, pois, além de facilitar o trabalho de quem organiza o evento, permite que as pessoas comam em pé e as reuniões se tornem mais descontraídas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...